terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dica de treinamento: ritmo certo

Prefere um treino progressivo ou constante? O treinador Douglas Melo, da Top Notch Team, de São Paulo, explica quais as vantagens de cada um

Um bom corredor é aquele que está preparado para as adversidades que encontrará em uma prova e consiga completá-la sem quebrar. Para isso, é importante variar os treinos e adaptar o corpo para a carga de exercícios.


Aqueles famosos treinos longos, feitos em intensidade baixa ou média, em ritmo constante, têm grande importância no desenvolvimento da capacidade aeróbia e para dar base ao corredor. O atleta mantém a mesma velocidade ou freqüência cardíaca e consegue correr por mais tempo, ganhando resistência.


Mas nem só de percurso plano e favorável vivem as provas. Se você está acostumado a treinar apenas em ritmo constante, pode encontrar uma subida no caminho, ou querer ultrapassar alguém, e é aí que os treinos em ritmo progressivo se fazem necessários.


O atleta começa o treino em ritmo constante e vai aumentando aos poucos, até atingir a velocidade desejada, às vezes próximo à de competição. Com isso, o corredor ganha a resistência muscular e cardiovascular e estará mais preparado para apertar o passo na hora da prova.
Douglas Melo

Nenhum comentário: